FUNDAÇÃO VITÓRIA AMAZÔNICA

            A Fundação Vitória Amazônica (FVA) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede em Manaus/ AM. Fundada em janeiro 1990, tem como objetivo a conservação do meio ambiente aliada à melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região amazônica, em particular da barcia do rio Negro, mediante o uso sustentável dos recursos naturais de seus ecossistemas e com respeito as culturas e à diversidade étnica regional.

            As ações da FVA foram norteadas pelo Programa Rio Negro, elaborado em 1991, em conjunto com pesquisadores nacionais e internacionais. Numa primeira ação voltada para a consolidação de unidades de conservação da barcia do rio Negro, a FVA iniciou seu trabalho no Parque Nacional do Jaú (PNJ) elaborando o censo e levantamento sócio-econômico dos residentes do parque, em 1992. Trata-se do maior parque nacional do Brasil e o maior do mundo em florestas tropicais úmidas.

            A seriedade do trabalho inicial do parque impulsionou a assinatura de um convênio de co-gestão com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em 1993. O convênio previa a elaboração do Plano de Manejo do PNJ, o que foi feito com base em quase seis anos de pesquisas científicas, tanto nas áreas bióticas e abióticas, como sócio-econômicas e antropológicas. Esse trabalho contou com o envolvimento da sociedade amazonense e da comunidade científica local, nacional e internacional, totalizando mais de 60 pesquisadores, de 13 diferentes instituições. Hoje, o PNJ é o único parque nacional da Amazônia a possuir um Plano de Manejo participativo, realçando através de atividades de organização comunitária e formação dos moradores do parque.

            Atualmente, além da implementação do Plano de Manejo no Jaú, a FVA trabalha na área de influência do parque, no município de Novo Airão, em busca de alternativas econômicas ecologicamente sustentáveis para os moradores da região. Em 1994, iniciou o projeto Fibrarte, que se desenvolve em quatro linhas de ação: organização social e comunitária, incentivo à produção, identificação de canais potenciais de comercialização e realização de pesquisas científicas sobre o extrativismo vegetal.

            A FVA trabalha ainda na formação de agentes ambientalistas, através da educação ambiental, tanto entre os artesãos do Novo Airão quanto entre grupos de jovens, de Associações de Pais e Mestres de escolas públicas, associações de bairros e associações de profissionais desta cidade.

Contato

            Rua R/S, cãs 07, Quadra Q Conjunto Morada do Sol
            CEP: 69.060 – 080     Manaus / AM
            Fone: (092) 236 – 9182 / 642 – 1336
            Fax: (092) 236 – 3257
            e-mail: fva@internext.com.br

Áreas de Cobertura

Amazonas
Fotografias/Parque Nacional do Jaú/Novo Airão
Mapas – Amazonas