UNIVERSIDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA


A atual Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, tem sua origem da Universidade de Tecnologia da Amazônia - UTAM, criada pelo Decreto Estadual N.º 2.540 de 18 de janeiro de 1973,nos termos da Lei Estadual N.º 1.060, de 14 de dezembro de 1972. A Lei Estadual N.º 1.273 de 10 de outubro de 1977, transformou a Universidade em Instituto, embora conservando a mesma sigla UTAM, ajustando-se, com essa transformação, à Lei Federal sobre o Ensino Superior. Seus cursos foram reconhecidos em 1993.

A idealização, criação e implantação da UTAM partiu da política educacional e de mercado de trabalho do então Governador do Estado, coronel João Walter de Andrade que, na época, observou a insuficiência de técnicos para atender à demanda imposta pelo Distrito Industrial, quando a maioria das indústrias reclamavam por terem de trazer profissionais do sul do país. Esse processo também contou com a participação dos professores Roosevelt Braga dos Santos, Cônego Walter Gonçalves Nogueira e dos técnicos José Alves de Araújo, Alberto Carrozo, Giralsina Reis e Edson Alves Bandeira, dentre outras personalidades da área educacional.

Desde a sua fundação, em 1973, a UTAM desenvolvia os cursos de Engenharias Operacionais da Madeira, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Mecânica, Construção Civil, Topografia e Estradas. Em 1977, o Ministério da Educação extinguiu em nível nacional os cursos de Engenharia Operacional oferecidos por várias Instituições no país. Foi então que os dirigentes da UTAM optaram por oferecer cursos de Tecnologia de Nível Superior. E, a partir de 1986, o Instituto passou a oferecer cursos de Engenharia Plena. Seguindo a realidade de mercado imposta pela modernidade, a UTAM passou a oferecer os cursos de Processamento de Dados, em 1992, e de Engenharia de Produção e Engenharia da Computação em 1997.

Atualmente o Instituto oferece 11 cursos de nível superior, sendo 6 de Engenharia (Florestal, Mecânica, Elétrica, Produção, Civil e Computação) e 5 de Tecnologia (Eletrônica, Eletrotécnica, Industria da Madeira, Manutenção Mecânica e Processamento de Dados). O Instituto foi responsável pela formação de 1.700 profissionais qualificados a atuar principalmente mo Distrito Industrial da Zona Franca de Manaus.

Durante esses 26 anos a UTAM honrou seu compromisso e sua missão de entidade pública e gratuita de ensino superior na Amazônia, adequando-se às permanentes mudanças no ensino, no mercado de trabalho e na administração pública.

Contato

Endereço: AV. Darcy Vargas, nº

 

Áreas de Cobertura

Automação Industrial
Ecofisiologia/Degradação – áreas
Ecologia
Madeira/Biotecnologia
Petrobrás/Placas de Orifício - Calibração
Prótese de Mão/Deficiente