FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE

Teve a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística - INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IBGE é uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

Para que suas atividades possam cobrir todo o território nacional, o IBGE possui a rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por: oito Departamentos Regionais BA/CE/DF/MG/PA/PE/PR/SP5, Divisões de Geociências (BA/CE/DF/PA/SC), 27 Divisões de Pesquisa (26 nas capitais dos estados e 1 no DistritoFederal), 27 Setores de Documentação e Disseminação de Informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal), 544 Agências de Coleta de dados nos principais municípios. O IBGE mantém, ainda, a Reserva Ecológica do Roncador, situada a 35 quilômetros ao sul de Brasília.

O IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: Produção e análise de informações estatísticas Coordenação e consolidação das informações estatísticas Produção e análise de informações geográficas Coordenação e consolidação das informações geográficas Estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais Documentação e disseminação de informações Coordenação dos sistemas estatísticos e cartográficos nacionais.

Há 65 anos, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população e mostra como a economia evoluiu através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

Fonte: Site

Contato

            Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 122 – Centro
            CEP: 69.005 – 110             Manaus / AM
            Telefone: (092) 633 – 2433
            Home Page: www.ibge.gov.br

Áreas de Cobertura

Agropecuária
Assistência Medica Sanitária 
Censo 2000/Registro civil
Extração Vegetal/Silvicultura
Infra-estrutura municipal 
Pecuária/Leite – produção/Ovos de galinha – produção/Ovos de codorna – produção/Mel de abelha – produção
População - Dados 
População - Estado 
População/Cartografia/Saúde/Educação
População/Educação/Perfil econômico
População/Pecuária/Extração Vegetal/Silvicultura
Produção agrícola/Colheita
Registro Civil 
Saneamento Básico/Limpeza Urbana/Drenagem Urbana/Água – Abastecimento Silvicultura/Extração Vegetal
Setor Censitório – dados estatísticos