FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS – HEMOAM

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - HEMOAM é a instituição no Amazonas que realiza os processos de coleta, tratamento e distribuição de sangue para transfusão sanguínea, na capital e no interior, atendendo em 100% a demanda do Estado. Integra a rede nacional de hemocentros e segue as diretrizes do Programa Nacional do Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde.

É o centro referencial na região Norte para diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas, incluindo-se as hemoglobinopatias (anemia falciforme, talassemia), coagulopatias (hemofilia, doença de Von Willwbrand) e doenças oncohematológicas (leucemias e linfomas, dentre outras). Sua sede é em Manaus e no interior do Estado atua com Unidades de Coleta e Transfusão. Primando pela alta qualidade em seus serviços e produtos, o HEMOAM participa de controles externos de qualidade, por meio dos quais vem obtendo certificados de Elite e Excelência em serviços laboratoriais. Também conta com o certificado ISO 9002 para o Ciclo do Sangue, sendo o primeiro a obter a certificação entre os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

A Missão e a História do Hemoam  

O HEMOAM tem a missão de "Garantir o suprimento de sangue e o atendimento hematológico à população do Estado do Amazonas". O Instituto nasceu como Banco de Sangue do Hospital Universitário Getúlio Vargas, em 13 de agosto de 1982. Com a criação do Programa Nacional do Sangue e Hemoderivados, o banco de sangue tornou-se hemocentro integrante da rede nacional. Em 1986 passou a suprir toda a cidade de Manaus com sangue de qualidade e tomou para si a tarefa de diagnosticar e acompanhar os portadores de hemofilia. Conquistou em 1987, sede própria e ampliou ainda mais suas atividades, passando a atender também os pacientes com doenças hematológicas graves. Ainda em 1987 criou o Programa de Interiorização do Sangue e Hemoderivados, implantando Unidades de Coleta e Transfusão de Sangue com o objetivo de oferecer à população do interior do Amazonas sangue com qualidade assegurada. Em 1989, a instituição foi transformada em fundação de direito privado e atualmente funciona em um espaço de seis mil metros quadrados de área construída, estando em processo de reforma e ampliação que resultará em mais quatro mil metros quadrados que serão utilizados para melhor adequação de todos os serviços que desenvolve atualmente nas áreas de hemoterapia, hematologia, ensino e pesquisa, e análises clínicas.

Após implantação do seu Sistema da Qualidade e adequação às Normas ISO, o HEMOAM foi certificado pela ISO 9002, em dezembro de 2001.

Fonte: Site

Contato

            Endereço: Avenida Constantino Nery, Nº 4397
            CEP: 69.050 – 002             Manaus / AM
            Fone: (092) 656 – 4020
            Home Page: www.hemoam.org.br

Áreas de Cobertura

Analises Clínicas
Doadores de sangue/Sangue – doadores/Bolsa de sangue – distribuição
Doença do sangue – tratamento/Doença do sangue – pacientes
Hematologia/Hemoterapia