EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL

A EMBRAPA atua no Estado do Amazonas, desde 1974, por meio da Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE de Manaus) e do Centro Nacional de Pesquisa de Seringueira e Dendê (CNPSD). Com a fusão das Unidades em 1989, passou a chamar-se Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental (CPAA), atualmente denominada EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL. A Unidade faz parte da rede de centros de pesquisa da EMBRAPA, empresa publica vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Unidade atende à demandas do mercado local e regional dentro do programa de agricultura familiar, principalmente com a cultura da mandioca, cultivo de grãos e olericultura; do mercado nacional, com pesquisas em fruteiras tropicais, dendê, seringueira, espécies florestais, guaraná e piscicultura; e do internacional, com a produção de sementes de dendê.

A Unidade detém uma área total de 11.836 hectares incluindo a Sede da Unidade e os Campos Experimentais, dispõe de laboratórios nas áreas de Solos e Nutrição de Plantas, Fisiologia Vegetal, Biotecnologia, Recursos Genéticos, Entomologia, Fitopatologia, Sementes, e Microbiologia do Solo. Possui cinco estações agrometeorológicas, biblioteca e outras instalações, adequadas para realização de cursos e eventos. Destacam-se ações em Transferência de Tecnologia como atendimento na Unidade a um público variado de produtores, pesquisadores, extensionistas, empresários, estudantes, atendimento via carta, telefone, rede Internet, realização de eventos como dias de campo, instalação de Unidades Demonstrativos, a instituição participa em feiras, exposições, venda de publicações, além do atendimento direto aos interessados no agronegócio.

            Atua na área de Serviços e Produtos em Publicações, Análise de Solos e Plantas, Consultorias, Venda de Sementes e Mudas, Capacitação e Treinamento, Análise e Diagnósticos Fitossanitários e disponibiliza serviços de informação aos clientes pelo acervo bibliográfico, banco de dados e videoteca. Para viabilizar sua missão, a Embrapa Amazônia Ocidental dispõe do apoio e da parceria com várias Unidades da Embrapa, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, empresas privadas nacionais e internacionais, associações de produtores e organizações não-governamentais.

            Desenvolve áreas de pesquisa em recursos genéticos e melhoramento genético (cupuaçu, caiaué, dendê, seringueira, guaraná e mandioca); Silvicultura e manejo florestal; Biotecnologia; Fitopatologia; Entomologia, Fitotecnia; Fertilidade do Solo; Manejo e Conservação do Solo; Socioeconomia; Aqüicultura; Sistemas de Produção (dendê, guaraná, mandioca, grãos, hortaliças, cupuaçu, banana e citros) e Sistema Agroflorestal. 

Contato

                              Rodovia AM 010, Km 29
                              CEP: 69011-970 – Caixa Postal 319
                              Fone: (092) 621-0300  Fax (092) 622-1100
                              Home-Page: www.embrapa.br
                              E-MAIL: sac@cpaa.embrapa.br

Áreas de Cobertura

Agropecuária
Aqüicultura/Piscicultura
Banana/Fitopatologia/Fitotécnia
Biologia Reprodutiva
Citricultura/Fruticultura Tropical
Dendê – Cultura/Dendê – Recursos Genéticos
Entomologia agrícola/ Biologia de solo/Ecotoxicologia/Resíduos Vegetais – manejo
Fruteira nativa/Cupuaçú
Guaraná
Mandioca/Banco Genético – Mandioca
Milho – Cultura/Zea mays
Palmae/Palmeira – Cultura de Tecidos
Pupunha - bibliografias
Seringueira – Fisiologia Vegetal 
Silvicultura/Áreas Degradadas – Recuperação/Sementes Agroflorestais
Sistemas Agroflorestais
Solo – Fertilidade/Plantas – Nutrição/Fruticultura
Tambaqui – criação/Piscicultura – Amazonas/Colossoma macroponum